Publicado  quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Sensus aponta empate técnico entre Dilma e Serra - Renata Camargo Congresso em foco

Pesquisa do Instituto Sensus, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), indica empate técnico na disputa do segundo turno pela Presidência da República. No levantamento, a candidata do PT, Dilma Rousseff, aparece à frente, com 52,3% dos votos válidos, enquanto o candidato do PSDB, José Serra, está com 47,7%. Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, o instituto afirma que o quadro é de empate técnico entre os dois candidatos.
Essa é o primeiro levantamento feito pelo instituto neste segundo turno da corrida eleitoral à Presidência. Considerando-se o total de votos - válidos, brancos, nulos e indecisos -, Dilma aparece com 46,8% das intenções de votos e Serra, com 42,7%. Os votos em branco e nulo somam 4%, não responderam ou estão indecisos, 6,6%.
O Sensus entrevistou 2 mil eleitores em 136 municípios de 24 estados brasileiros. A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 de outubro. De acordo com o levantamento, o índice de rejeição a Serra é de 37,5%, enquanto Dilma tem rejeição de 35,4%, o que também figura um cenário de empate técnico.
Na pesquisa espontânea – na qual o nome dos candidatos não é identificado –, Dilma é citada como a candidata de 44,5% dos entrevistados e Serra é citado espontaneamente por 40,4% do eleitorado entrevistado. Na espontânea, o presidente Lula aparece com 0,3% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 4% e os que não sabem ou que não responderam são 10,6% dos entrevistados.

0 comentários: