Publicado  segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ABRAÇOS,ESTOU INDO PARA SUÉCIA


Quando o lugar comum opta por um lado mais relevante do que o óbvio na política,eis que surge um lugar então,incomum,que trata os seus políticos.como eles realmente deve ser tratados: como nossos empregados e não,como ídolos.
A Suécia cuida direitinho dos seus políticos.Uma mordomia de fazer inveja aos mensaleiros eleitos,João Paulo Cunha,José Mentor,Sandro Mabel e Valdemar da Costa Neto,fora os outros agraciados com a burrice vexatória do sufrágio. O país nórdico,demonstra ser o seu povo,a nobreza real.Reduzido os poderes da monarquia,mas não retirando do rei,a função de Chefe de Estado,os suecos mandam e desmandam no estilo de vida de seus políticos. O Brasil,enquanto investe na corrupção como escala de crescimento e no aumento do salário de deputados,deveria copiar e recopiar o modelo carinhoso da Suécia. Aqui no Brasil,se político tem conhecimento de como é por lá,criará alergia letal. E você leitor,se ficar com pena,não me leia nunca mais!
Pois bem. Na Suécia,quem dirige o país é a classe política,que não tem direito a luxos nem privilégios.Deputado federal,vive em apartamentos funcionais de 40 m², sendo que um único cômodo serve de quarto,para receber os coleguinhas e para dormir. Espaço suficiente,para acomodar o conforto dos engravatados.Nenhum apartamento funcional,tem máquina de lavar roupa,a lavanderia é comunitária( no Brasil,se fosse desta forma,iria jorrar tanto dinheiro das cuecas,que entupiria as máquinas),e os deputados,precisam marcar hora na agenda,pra lavar a roupa suja. É quase um debate entre donas federais de casa. Alguns deputados,contam ainda com menos espaço,em apartamentos que medem 18 m². Nestes,a cozinha também é comunitária,onde não há empregados ( político sabe fazer ovo no Brasil?Receber,talvez) e as regras,são rígidas: DEIXE TUDO LIMPO. Por aqui no ludopédio tupiniquim,essa frase inspira uns caixas 2,uma gavetinha com mala de dinheiro,o bolso do contribuinte vazio...é o slogan brasileiro na limpeza geral da grana pública! Mas saiba,que a vida dos parlamentares na Suécia melhorou.Até a década de 90, não existiam nem os apartamentos funcionais. Os coitados dormiam em sofás-camas,no próprio gabinete,lá no Parlamento. O gabinete do deputado,tem 18m² e nenhum parlamentar,tem direito a secretária ou assessor ( Erenice Guerra,vá pra lá!) e nem carro com motorista. Nem carro.E nem motorista. O povo sueco tem o pensamento bem definido sobre o assunto,diz um porta voz público: “Sou eu que pago os políticos,não vejo razão nenhuma,para o dinheiro do contribuinte ,ser usado para dar a eles,uma vida de luxo”. Se bem que por aqui no Brasil,se a gente não dá,eles tomam. A residência do primeiro ministro sueco,tem 300m² ,mas não há empregados para cuidar das tarefas domésticas. Ou seja,não tem CPI da cueca,porque não tem ninguém para lavá-las. O porta voz do governo,diz que o primeiro ministro passa suas próprias camisas e lava a roupa. Em nosso humilde país,político tem 5 assessores,um para cada sapato,um para a camisa,outro para a calça e paletó e mais um para...ã...pra justificar o auxílio paletó. Portanto,pasmem de felicidade sueca: A tarefa preferida do primeiro ministro da Suécia,é arrumar a casa,assim como a de todos os parlamentares. Donos de casa,não donos do dinheiro público.
Se o Brasil fosse uma Suécia,não teríamos corrupção descarada e tanta vagabundagem na política. Enquanto aqui o rei elegerá a coroa, o rei de lá,segue o seu povo,rumo a um verdadeiro desenvolvimento social político. E a gente fica com cara de bobo.Da Corte?

Deste solo que você brasileiro, pisa e tanto ama,o que és? És reis meu povo,és reis!



Phelippe Duarte

0 comentários: