do Imirante

Publicado  sexta-feira, 22 de outubro de 2010

SÃO LUÍS - A técnica em enfermagem Maria do Socorro Santos Cerpa, 64 anos, foi presa, nesta manhã, em São José de Ribamar, acusada de fazer abortos em sua própria casa, no município. Ela vinha sendo investigada havia nove meses pela Polícia Civil da cidade, após várias denúncias anônimas feitas à polícia. Na casa de Maria do Socorro, foram encontrados medicamentos anti-hemorrágicos, seringas e instrumentos para aplicação de soro.
A prisão preventiva e o mandado de busca e apreensão foram expedidos pelo juiz da 1ª Vara de São José de Ribamar, Márcio Castro Brandão. Maria do Socorro Cerpa está na delegacia do município e ainda prestará depoimento. À tarde, será levada para o Centro de Detenção Provisória Feminino, em Pedrinhas.
Investigação
De acordo com o delegado de São José de Ribamar, Pauliran Pereira de Moura, responsável pelas investigações, dois casos de abortos feitos pela técnica em enfermagem foram cruciais para a prisão da acusada. O primeiro aconteceu em agosto deste ano, quando uma menina de 16 anos foi internada na Unidade Mista do município, com hemorragias. No hospital, foi constatado o aborto, e ela confirmou ter feito o procedimento com a técnica em enfermagem.
O outro caso aconteceu no dia 9 de setembro, quando Simone Kellen Rodrigues de Aguiar, 27 anos, foi internada no Socorrão I, em São Luís, com uma infecção no útero, causada por uma lesão feita durante o aborto. Simone contou detalhes sobre o procedimento à família dois dias antes de morrer. "Não encontramos nenhum quarto montado para serem feitos os procedimentos, mas encontramos os medicamentos, que correspondem aos que as vítimas disseram que utilizaram. Segundo elas, os procedimentos eram feitos em um quarto que fica no segundo piso do sobrado", contou ao Imirante o delegado Pauliran Moura. O sobrado da técnica em enfermagem fica na avenida Clodomir Cardoso, no bairro Outeiro, em São José de Ribamar.

0 comentários: