Publicado  sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

ESPIRRAR É BEM MELHOR POR AQUI
-Atchim!                                                       
Espirro tanto,e não tem ninguém pra me dar saúde. A calamidade impera em Imperatriz. Assombra,assusta. Ignoro o fato de ter que deixar recadinho na caixa de sugestões de qualquer hospital,clínica,ou qualquer empresa relacionada a saúde. Olhe para a saúde nacional,regional,municipal.As pessoas morrem por não ter oportunidade de um atendimento justo. Os médicos do Socorrão,de Imperatriz, fecham os braços,por não  receberem o que acham que merecem. O preço da saúde hoje por aqui,é pagar caro pelo sistema sobrecarregado. Informações que chegaram até mim,e eu não procuro informações municipais ou fofocas de plantão médico,afirmam que uma moça sofreu aborto espontâneo. O feto morto,ficou nela de domingo passado, até o fechamento desta crônica,que entrego no meio de semana. Se a informação chegou até mim,é porque então repito,como disse em crônicas passadas,que o Socorrão está na UTI,em estado terminal.
Quando você lê,que 13 dos 15 médicos disponíveis no Socorrão,decidem entrar em greve,você teme por sua vida? Não. Quem teme,é quem está prostado em uma cama de hospital,com medicação atrasada. O dedo de Deus poderia colocar a doença dos pacientes,ou calar o choro de dor da criança no corredor,em greve,junto à decisão humana (?) dos médicos de entrarem em recesso. Sou leigo em entender o que passa. Mas pelo statuto do valor de dedicação a vida de alguém,um médico obviamente não trabalhará de graça,mas a recompensa para tal,é um ser estar curado.Será?Não sei mais. Será que ainda não sei,que existem médicos sem CRM – Conselho Regional de Medicina-,trabalhando no interior de alguns Estados,e recebendo dinheiro sem experiência nenhuma? Será que ainda não sei,que em várias partes do país,enquanto dorme um médico formado,um médico jovem, recém-formado, usa do  CRM do médico formado,para ganhar uma mixaria e passar a grana para o dorminhoco? O nome do pai da medicina é Hipócrates ou Hipocrisia? Leiam o juramento de Hipócrates,ou uma parte dele, que muitas turmas de medicina fazem,no dia de sua colação de grau:
“ Eu juro / que ao exercer a arte de curar / mostrar-me-ei fiel / aos preceitos da honestidade, / caridade e da ciência. Penetrando no interior dos lares, / meus olhos serão cegos, / minha língua calará segredos que me forem revelados, / os quais  terei como preceito de honra. Nunca me servirei da profissão / para corromper os costumes e favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade / goze eu, para sempre, / a minha vida, minha arte /    de boa reputação entre os homens. Se o infringir ou dele me afastar, / suceda-me o contrário”. Assim eu Juro!!
O paciente,ao entrar no quarto de hospital,o juramento dele é a oração do Pai Nosso. Ele reza muito,e jura se cuidar melhor.A empresa,contratada pela prefeitura de Imperatriz,jura e pede pelos 20% de aumento. O melhor,para a moça que ficou com o feto morto durante alguns dias,e para o restante dos pacientes,são médicos comprometidos primeiramente,com a saúde. Claro,que o direito de ter uma vida estável,receber corretamente dos planos de saúde e serem melhor reconhecidos,é válido. Mas acima de muita discussão capitalista,está a saúde. E é o que importa para a gestão municipal neste exato momento,pois a vida não pode esperar,mas a morte sim.
- Atchim!
Eu queria que este problema,fosse apenas um espirro.

Phelippe Duarte

0 comentários: