Publicado  segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

LEILÃO DO DIA: IMPERATRIZ E SEUS GADINHOS

Eu nunca fui a favor de leilões agropecuários.Sempre sou da linha de que os animais precisam ser respeitados,não podem ser maltratados.Mas o agronegócio é forte,rende bem para a economia do Maranhão e seus agropecuaristas,fazendeiros ou algum peão de boiadeiro que mexa com animais de raça.E claro,esquenta as festas de Julho. Tudo bem,eu até frequento e vejo como uma forma capitalista,no mínimo,maldosa.
O problema,e eu adoro um problema daqui para debater por aqui, é que Imperatriz anda parecendo um gado Nelore.Um boi reprodutor,grande,que pode ser comprado por qualquer um,por qualquer preço. Explicando melhor a explanação do mato: Tem candidato das eleições passadas,lançando o nome à prefeito de Imperatriz. “Dou-lhe uma,dou-lhe duas,dou-lhe três...estou dentro,vou levar,tive 200 mil votos no Maranhão inteiro” Vendido. Voto é vendido,mas leiloá-lo é um novo jeito de eleger-se?
Alguém tem que ensinar pra estes pretensos a nada,que a fábrica de Luíses Inácios Lulas das Silvas,só conseguiu lançar um modelo original,top de linha,e somente com um defeito de fábrica,apenas acusando “problemas na contagem dos dedos” e “repetição nas falas”. Ou ensinar que a contagem de votos de um Estado,é diferente da contagem de votos de uma cidade. Imperatriz não precisa mais de aproveitadores sensacionalistas,candidatos preocupados com a renda mensal,ou homens egoístas,que olham para a cidade como olham para o quintal de casa. Imperatriz ainda está sob a administração de Madeira,e deve ser respeitado enquanto estiver no comando público.Não interessa se os cupins de plantão tentam desestabilizar o governo municipal,com essa chacotinha de que irão disputar a eleição municipal. Que invistam em gado,boi,bezerro,dá mais futuro que a política,lucro eu não sei. Deve,deve dar mais lucro. Sem ofender ninguém,claro.Mas que dá...
  basta estamos cercados nacionalmente, por uma corja que trabalha para si,trabalha por interesses próprios.Analisaremos 2011,com calma.Os últimos 03 anos,passaram sem a necessidade de marcamos tempo. Avaliar a prefeitura de Madeira,leiolando a prefeitura,é não entender como está a cabeça de Imperatriz. Ano passado,vimos que as novidades perderam o fôlego,e que o povo tem gosto tão azedo de velharia na boca,que é melhor mantermos o freio nos dedos,antes de escutar candidato que não ganha nem pra síndico de prédio ou líder de bairro.Confiança política é um ato conquistado em vários anos,e não em dois meses de campanha. A fábrica de Lulas tem atestado isso em frase, na bundinha do boneco.
A cidade cresce e os forasteiros sobrevivem pelas glórias do passado. Imperatrizense que se preze,deveria olhar de um ângulo meticuloso,o que este ano de 2011 prometerá para 2012. Tem muito gadinho querendo entrar no leilão de boi grande. Tem muito boi grande,com medo de ter o chifre cerrado.Não confundir com briga doméstica,por favor.
Nem deste tipo de leilão,vivem os mais ricos. De olho em salários polpudos e um sossego de 04 anos,os gadinhos de plantão tentam avacalhar a democracia da cidade.Imperatriz não elege gadinho. O setor agropecuário da cidade,mexe com história política graúda. Os gadinhos ainda tem muito capim político pra comer. Deixem os bois e os cavalos de raça se matarem na frente. Nós,o povo,sabemos que enquanto pudermos puxar a carroça e dar no lombo deles,teremos nossa maior chance: o eterno direito da escolha.  

Phelippe Duarte

0 comentários: