Publicado  quarta-feira, 27 de abril de 2011

O MARANHÃO É MAL EDUCADO

A educação do Maranhão,abandonada pela política de umbigo,não perde em nada em ver passeatas,professores indignados,revoltas,gritos e protestos sobre piso salarial.Não perde em nada,porque não há o que perder. Quem perde,são as crianças que necessitam de ensino de qualidade.Que necessitam de professores. Se parede vazia ensinasse matemática,livro rasgado com texto pela metade ensinasse interpretação,laboratório de química sem equipamento,ensinasse as implicações da química,a greve poderia deixar de existir.
São mais de 40 dias de greve.E quem disse que a questão envolve somente dinheiro? Há uma luta pessoal dos professores aquém de salário. A luta é pela melhoria das escolas,da estrutura-física. A educação não é precária pelo fato simples de seus profissionais não serem bem pagos.O professor,quer dar uma aula de qualidade.Não olhar para o seu aluno,e vê-lo com um caderno rasgado,escrevendo à mão. O aluno não quer olhar para o professor,e vê-lo ensinar sem um pincel,sem um livro sequer. A educação é muito mais do que dinheiro para os envolvidos. Precisa-se urgentemente de uma revolução no Estado do Maranhão,assim como foi dito nas promessas feitas,nas eleições de 2010. Educar é uma política que não precisa ser promovida por ninguém,por nenhuma autoridade. Quando é,e sempre é necessário,o bem nunca deve ser pedido,e sim doado,mas doação não na forma de esmola,mas como conhecimento,amor à causa. Cristovão Buarque,um dos políticos que mais lutam pela educação no país,e pelo fim total da evasão escolar,e antes de político,professor universitário,é um homem capaz de mudar esta educação pobre em que vivemos à nível nacional. Enquanto os professores lutam nas ruas em greve,por um direito que já é de seu direito,dar aula em ótimas condições,as crianças ficam em casa,vendo TV. E o que me dá medo? O menino que sonha em ser engenheiro,querer ser igual o Tiririca,o político engraçado,responsável pelos melhores risos,mas símbolo de uma democracia estúpida.E a menina,que sonhava em ser administradora de empresas,fica em casa ,vendo TV.E o que me dá calafrios? A menina sonha em ser uma Sabrina Sato,símbolo...símbolo de que ser gostosa,vale mais do que ter conhecimento.
O gostoso meus caros,é não existir greve.Paulo Freire,grande educador  e filósofo brasileiro,costumava dizer que “ a educação sozinha não transforma a sociedade,e sem ela,tampouco a sociedade muda”. O Maranhão não muda. E isto não é um fator totalmente educativo,são sinais políticos que como pilares,desmancham como giz de aula pisado. Não só o governo,mas os nossos deputados devem lutar pela educação,pela implementação de uma nova era,onde os alunos tenham todo o aparato para estudar, sonhar,para ter um professor na sala de aula,e não nas ruas gritando por melhorias que são obrigatórias. Professores,vocês brigam por algo que é obrigatório. Que ridículo para o Estado. E não para os mestres. Eu confio que a mudança deverá acontecer. Acredito que a política do Maranhão respeitará a formação escolar de nossas crianças e à intenção dos professores de ter um aumento,não do protesto óbvio capitalista,mas do aumento de estrutura e conforto para os alunos. Ser professor não é temer uma sala de aula. E fazer com que seus alunos,não temam o mundo lá fora. E se Paulo Freire afirma que “não há saber mais ou saber menos,e que há sim,saberes diferentes”,está faltando sabedoria para o Governo do Maranhão. Que aproveitem um dos professores da greve,que estão dando aula nas ruas com megafone e faixas de protesto,para adquirir sabedoria. Força Maranhão. Força professores. Pois quem sofre,é a nossa criançada.

Phelippe Duarte

0 comentários: