Publicado  segunda-feira, 16 de maio de 2011

CLICHEZINHO: DIA DAS MÃES É TODO DIA.

Essa conversa de que dia das mães é só no dia 08 de maio,é balela.Eu gosto é do clichê: Dia das mães é todo dia. Minha mãe,avó,tias e primas,vieram reclamar que eu falei da morte do Osama Bin Laden no domingo passado e não das mamães.Eu mandei elas pensarem na mãe do Osama. Coitadinha.
Quando criança,Osama adorava uma festa junina. Usava cebolinhas,traques,balões fumegantes...era um menino saudável. E mamãe e vovó não entenderam isso. Pois bem. Mulheres da minha vida,PREPAREM-SE.
Estrelando na 9ª linha do texto:

Alda Olívia Moreira Duarte Santos-
Dessa mulher,eu poderia ter poucas palavras,porque ando meio calado esses tempos.Trabalhando demais,desenhando um futuro legal. E quando a gente corre sem perceber que está correndo,é porque o tempo passa rápido.E nós crescemos,deixando um pouco de lado,as pessoas que mais amamos.E que mais nos amam. Tentamos nos afastar,não por um desejo de querer.Mas por um desejo,de o “mundo chama”. E o mundo chama mesmo.Acordo cedo,e nem a vejo.Chego uma hora,duas,mal a encontro.A noite,conversamos,mas não como quando eu era mais novo,com vontade de ficar grudado.O telefone sempre toca,e peço licença. Mas quando eu durmo,a primeira coisa que eu lembro,é de que ela está lá no quarto da frente,e eu amo tanto,mais do que a minha própria vida. Ironia né mamãe? Deus,te deu o dom pra me dar a vida. Então ela sabe que mesmo que os dias nos deixem um pouco distantes,ela tem a certeza de que estaremos sempre  juntos.
E um detalhe interessante: Eu não lembro dela apenas no dia das mães. Não há como não lembrar de que você tem que respirar. É pra entender que não podemos ficar sozinhos neste mundo,sem a presença dela. Mãe é mãe. Que ridículo. Mãe é pai,é amiga,é ouvido,é abraço,é uma solução para um dia complicado. E a minha mãe,é o meu ar.
Lindioneza  Cortez  Moreira-
Onde começa tudo. Falam das mães. Campanhas publicitárias,grandes eventos...Mas a avó,antes de ser avó,é mãe. Você olha para sua avó,e vê a sua mãe. Linda.É como se nós,fossemos capazes de entender um pouco a vida,uma geração inteira caindo em nosso colo. Comporta todo o rosto da família,o recanto clássico de um amor verdadeiro. Vovó é aquela comidinha diferente,o cheiro já se sente lá da porta. É aquele carinho “vovoterno”. A matriarca que comanda quem nos comanda,seja pai ou mãe. Se você tem avó meu amigo,aproveite.Ela sempre vai te repetir as mesmas coisas,e você nunca vai decorar,mas sempre que ela falar,escute como se fosse a primeira vez. Porque por todos os lados,o melhor lado,é sempre do lado dela.

As duas são as mulheres que eu mais admiro.As duas mulheres que eu mais amo. Pela convivência obrigatória do amor,ou pelo simples fato,de que se não houvesse o mesmo DNA,eu conheceria elas,e tenho certeza,que amaria se não do mesmo jeito,mas com a mesma admiração. Desculpa por ter falado do Osama meninas. É que às vezes minha cabeça está mais no Talibã do que por aqui. Mas sempre,sempre que me olharem,saibam que eu amo vocês.Feliz dia de todos os dias,para sempre! Minhas Torres Gêmeas. Claro,sem explosões,por favor.

Phelippe Duarte

0 comentários: