Publicado  terça-feira, 25 de maio de 2010

Governadora lança São João do Maranhão 2010
A governadora Roseana Sarney lançou, na tarde dessa segunda-feira (24), em solenidade no Palácio dos Leões, o "São João do Maranhão: a mais bonita festa popular do Brasil", promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma). Autoridades ligadas à área cultural, organizadores de brincadeiras e brincantes participaram da solenidade. As apresentações da festa começam em11 de junho e vão até o dia 30.
A programação deste ano contará com um número maior de arraiais e de grupos e brincadeiras. "Iremos valorizar a riqueza cultural do Maranhão. Nosso estado é rico e diverso e faz a mais bonita festa popular de todo o Brasil", destacou a governadora Roseana Sarney.
Presentes também na solenidade, os secretários de Estado de Turismo, Tadeu Palácio, e de Comunicação Social, Sérgio Macedo, duas secretarias que estarão diretamente ligadas aos festejos. Macedo explicou que a divulgação da festa visa incrementar o setor de turismo e o comércio e valorizar a cultura maranhense.
Sobre a diversidade, a própria Roseana Sarney destacou, no início da solenidade de lançamento, que manifestações como a Dança Portuguesa terão espaço oficial na programação, o que inclui a divulgação nas peças publicitárias de São João. "Iremos elaborar uma nova peça, que constará de fotos de grupos. Precisamos valorizar, pois a Dança Portuguesa também é uma manifestação forte em nosso estado", revelou a governadora.
Roseana Sarney destacou que o São João 2010 irá resgatar o prestígio cultural do Maranhão. "Passamos por um período conturbado, em que a cultura não teve um lugar de destaque. Trabalhamos arduamente ano passado e, este ano, devolveremos o espaço que é da Cultura de direito", enfatizou.
A governadora acentuou que o São João faz parte de um programa de investimentos implantado no Maranhão, com o propósito de gerar recursos para o estado. "Não se trata de algo para o futuro. Nós já estamos investindo e transformando a vida de inúmeras famílias maranhenses, com empregos e programas de geração de renda. A Cultura está à frente de tudo isso", afirmou.
Segundo o secretário de Estado da Cultura, Luís Bulcão, os recursos para o São João 2010 condizem com a ampliação das festas, tanto em São Luís, quanto nos outros municípios do Maranhão. Em 2009, o governo investiu R$ 3.642.000,00. Este ano, serão R$ 7 milhões, totalizando um aumento de 92,2%. "Estamos trabalhando para que o São João 2010 seja a festa mais bonita que já se viu", declarou Bulcão.
De acordo com Luís Bulcão, em 2009, a Secma dispôs de pouco tempo para realizar a festa. "Estávamos em um ano atabalhoado e tínhamos, então, recebido o Governo pouco antes do São João. Mas, ainda assim, conseguimos distribuir bem os recursos e realizamos uma festa democrática e bonita", disse Bulcão, garantindo que, este ano, as festividades serão maiores. "Iremos dar espaço a todas as manifestações populares do Maranhão", acrescentou.
Ainda em comparação com 2009, Luís Bulcão revelou que tudo este ano será ampliado. O número de apresentações subiu de 1.813 para 2.090. O número de Vivas também foi incrementado: de 12 passou para 25 este ano. Em geral, o número de espaços oficiais passou de 18 para 32.
Luís Henrique Bulcão falou que essa valorização é justa e acrescentou que a Secma pretende, inclusive, fazer um levantamento para identificar os grupos presentes no Maranhão. "Temos que saber quem é quem na área", justificou. As festividades deste ano acontecerão em um número maior de locais e com uma participação ampliada de brincadeiras.
Atrações - O São João do Maranhão: a mais bonita festa popular do Brasil começa dia 11 de junho e se estende até dia 30 no arraial da Praia Grande, das 18h às 1h, com apresentações nas Praças Nauro Machado e da Casa do Maranhão e no Canto da Cultura, esquina da Rua da Estrela/Portugal (em frente à Secretaria de Estado da Cultura)
No Ceprama, Renascença e Vila Palmeira a programação ocorrerá de 18 a 30 de junho. Nos Vivas e arraiais da Cohab, Cohatrac e Cohajap será de 23 a 29 de junho. Os Vivas que receberão programação junina patrocinada pelo estado são: Anil, Angelim, Anjo da Guarda, Bairro de Fátima,Cidade Operária, Desterro, Estiva, Fé em Deus, Ipase, Jaracaty, João de Deus, João Paulo, Liberdade, Madre Deus/Saudade, Maiobão, Monte Castelo, Planalto Turu, Raposa, Retiro natal, Vila Embratel, Vila Fialho e Vinhais.
A programação junina de 2010 contará com participação de 16 grupos de bumba-boi alternativo, 48 grupos de sotaque da baixada, quatro de costa de mão, 86 bois de orquestras, 47 sotaque de matraca e 15 de zabumba, 37 danças do boiadeiro, 72 danças portuguesas, 43 danças do coco, 71 quadrilhas, 30 grupos mirins, 70 grupos de tambor de crioula e 140 shows musicais.
Em São Luís, o governo está patrocinando e apoiando 50 arraiais juninos, além das festas juninas de São Pedro, dia 29 e de São Marçal, no Bairro do João Paulo, dia 30 de junho.

Fonte: O Progresso

0 comentários: